Scroll Top

Receba todas as Novidades e Atualizações do Blog

Diferenças entre fazer e-mail marketing e SPAM


Ainda existem muitas pessoas que associam e-mail marketing com Spam. Mas qual a diferença entre eles?

Existe uma diferença muito grande entre fazer e-mail marketing e Spam que é a permissão por que o recebe. No caso do Spam, os e-mails são enviados a vários usuários sem que eles tenham permitido o seu recebimento e isso acaba por incomodar quem o recebe porque ocupa espaço em sua caixa de e-mail com informações nada interessantes.

E no caso do e-mail marketing, todos os e-mails enviados são dentro do consentimento da pessoa que o recebe, com a opção para a pessoa cancelar o recebimento, caso deseja. Então, com o e-mail marketing as pessoas desejam receber os eu e-mail, o que faz com que você tenha uma audiência interessada no que você tem para expor.

Então, criar uma lista enorme de e-mails de pessoas que estejam interessadas no que você tem para oferecer é mais favorável, porém também mais demorado em relação a usar um software que envie milhares de e-mails sem que as pessoas estejam interessadas em recebê-los.

Diferenças entre fazer e-mail marketing e SPAM

Vantagens de fazer e-mail marketing e não Spam

Mesmo que seja comum, o Spam por e-mail é uma técnica desencorajada, pois o número de pessoas conquistadas é bem inferior ao de pessoas desinteressadas e que vão associar a sua marca como Spam. Mas mesmo que o e-mail marketing seja mais demorado, ele oferece muitas vantagens:

  • Segmentação: ao se cadastrar para receber seus e-mails, as pessoas podem dar informações adicionais para receber e-mails diversificados dentro de grupos de localidade, interesse, idade, sexo, entre outros.
  • Visibilidade: o principal motivo de acesso à internet é o e-mail, pois a pessoa checa sua conta sempre que acessa, então é bastante provável que ela vá checar os seus e-mails e assim você divulgará a sua marca num lugar em que o cliente com certeza vai olhar.
  • Agilidade: você pode enviar milhares e e-mails por segundo e é bastante fácil medir o resultado obtido pela sua campanha de e-mail marketing com links e parâmetros exclusivos às suas mensagens por e-mail.
  • Interatividade: basta um simples clique num link da mensagem do e-mail para as pessoas irem direto para seu site, solicitar a exclusão da lista ou responder seu e-mail.
  • Custo x benefício: como o custo para enviar o e-mail marketing é quase zero, o retorno de sua campanha pode ser enorme, afinal, é criada uma relação de credibilidade entre cliente e empresa.

Conseguir perceber que não vale a pena fazer Spam? Sem contar que existirá uma lei para quem praticar Spam que será entendido como crime, podendo ficar até mesmo preso. Isso porque muitos capturam e-mails por meio de softwares que vasculham a internet para encontrar e-mails onde, inclusive, nossos e-mails estão na lista.

Para fazer um e-mail marketing de forma profissional, peça permissão da pessoa. Use táticas leais a quem vai receber o e-mail marketing e tenha um resultado satisfatório. Assim você terá encontrado pessoas que queiram receber seus e-mails marketing e o seu site ou blog só tem a lucrar com isso.

E você, sabe diferenciar e-mail marketing e Spam?


Sobre o autor | Website

Olá, Sou Helenice Honório, Trabalho com Marketing Digital desde final de 2014. Criei esse blog para divulgar conteúdo a respeito de Seo, Mídias Sociais, Youtube, Fan pages, Facebook Ads, E-mail Marketing. Seja Muito bem Vindo ao meu Blog!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

1 Comentário

  1. Entretanto, fazer email marketing nao e simplesmente enviar uma newsletter para a toda a base de emails como a maioria das empresas faz. Essa pratica nao e muito eficiente porque acaba nao levando em consideracao o real interesse de cada Lead e seu atual momento de compra.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.